Sobre a FDMS

FUNDAÇÃO DELFIM MENDES SILVEIRA – FDMS

A Fundação Delfim Mendes Silveira – FDMS foi constituída por particulares como uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos no dia 08 de novembro de 1999. É regida pelo Código Civil e por seu estatuto social.

Seus objetivos estatutários abrangem:

I – Prestar apoio na execução dos programas e atividades da UFPEL;
II – Promover a integração UFPel–Empresa–Estado;
III – Promover estudos, pesquisas e prestação de serviços para entidade públicas e privadas;
IV – Promover a articulação da UFPel com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, visando à forma de colaboração, contratos ou convênios, para execução de programas;
V – Promover a prestação de serviços de ordem técnica, científica, cultural, de pesquisa e assistência.
VI – Cooperar com outras instituições da sociedade, inclusive IFES e ICTs, na área especifica de sua competência, em especial nos campos da ciência, pesquisa, cultura, tecnologia e inovação.

Para a consecução de suas finalidades a Fundação poderá:

– Captar recursos financeiros junto à iniciativa privada, a agências financiadoras oficiais e entidades congêneres, no Brasil e no exterior;
– Prestar serviços de consultoria, auditoria e assessoria para entes federados e suas entidades vinculadas, bem como para a iniciativa privada e entidades do terceiro setor;
– Realizar ações e atividades que visem captar recursos e desenvolver parcerias com empresas privadas e entidades da administração pública municipal, estadual e federal;
– Fornecer suporte técnico-científico e administrativo a instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, promovendo e realizando estudos, assessoria, consultoria, auditoria, gerenciamento e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
– Promover a difusão e intercâmbio de informações, conhecimento e tecnologia e a cooperação técnica com organismos especializados no Brasil e exterior.

Sendo assim, a FDMS visa dar suporte ao desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica, criando condições mais propícias para que a Universidade Federal de Pelotas estabeleça relações com o ambiente externo através de convênios e contratos. Possui uma estrutura capaz de apoiar a execução desses projetos desde a sua concepção até a finalização. Para tanto, dispõe de uma Assessoria Jurídica e de Tecnologia da Informação. Tem uma Gerência Administrativa e uma Financeira que coordenam as atividades do Escritório de Projetos, Departamento de Compras e Licitações, Departamento Financeiro, Contabilidade e Prestação de Contas. Também possui um Departamento Pessoal que faz a gestão dos recursos humanos da própria Fundação e dos projetos.


REGISTRO E CREDENCIAMENTO MEC/MCT

Por força da Portaria Conjunta nº 42, de 24 de julho de 2017, o prazo dos credenciamentos vigentes de fundações de apoio para atuar perante Instituições Federais de Ensino e Pesquisa no âmbito da Lei nº 8.958/1994, foi prorrogado de 02 (dois) anos para 05 (cinco) anos, contados a partir da publicação do respectivo ato.
Assim, conforme determina o Decreto nº 7.423, de 31 de dezembro de 2010, o credenciamento da FDMS para apoiar a UFPel que teria vigência de dois anos, conforme Portaria Conjunta nº 39, de 16 de junho de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 29 de junho de 2017, com término em 29 de junho de 2019, passou a vigorar até 29 de junho de 2022, com o novo prazo de cinco anos.


SISTEMA DE ATENDIMENTO E GESTÃO INTEGRADA – SAGI

O Sistema de Administração e Gestão Integrada – SAGI é um software de gestão especializado para Fundações de Apoio para o gerenciamento de projetos. Este ambiente de software apresenta-se hoje com os seguintes módulos e funcionalidades:

– Módulo de Gerência de Projetos, Contratos, Convênios
– Módulo de Gerência Financeira
– Módulo de Gerência Contábil
– Módulo de Folha de Pagamento e Movimentação de Pessoas Físicas
– Módulo de Compras e Contratações
– Módulo de Licitações
– Módulo de Almoxarifado e Estoque
– Módulo de Tramitação de Documentos e Arquivo
– Módulo WEB – Portal do Coordenador / Portal do Fornecedor
– Transparência


TRANSPARÊNCIA

O site da Fundação conta com um espaço que atende o Art. 4°-A da Lei 8.958/94, referente à Transparência dos projetos executados, bem como disponibiliza orientação/modelos de documentos e a legislação pertinente à execução dos ajustes firmados no campo “Espaço do Coordenador”. A utilização do Sistema de Administração e Gestão Integrada – SAGI automatiza a alimentação do Portal da Transparência das Fundações.

No menu do site, a opção “Portal da Transparência” está de acordo com as exigências do Art. 4°-A da Lei 8.958/94, mostrando:
a) os instrumentos contratuais;
b) relatórios semestrais;
c) relação de pagamentos;
d) prestação de contas e disponibiliza as informações pertinentes sobre as aquisições realizadas.

Para consultar o convênio/contrato de interesse, basta clicar na opção desejada e escolher o projeto de interesse no campo “Selecione o Convênio ou Projeto” na aba que se abrirá no navegador. Após selecionar o projeto, é possível baixar os arquivos desejados em formato pdf e Excel.

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