Sobre

FUNDAÇÃO DE APOIO UNIVERSITÁRIO – FAU

A Fundação de Apoio Universitário é uma fundação de direito privado, com sede na rua Marcílio Dias, 939, na cidade de Pelotas, RS, inscrita no CNPJ sob o n° 89.876.114/0001-03.

É uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos que visa prestar apoio na execução de programas e atividades da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Para a consecução de seus objetivos a FAU visa promover a prestação de serviços de ordem técnica, científica, cultural, de pesquisa e assistência; firmar convênios com entidades públicas ou privadas, com ou sem a interferência da UFPel, estabelecer uma forma de colaboração ou execução de programas a atividades de mútuo interesse com a UFPel; desenvolver um programa de recursos próprios e prestar serviços na área da saúde através da manipulação, comercialização, diagnósticos, exames ambulatoriais e outros que poderão servir no âmbito da saúde, desde que sejam para alcançar os objetivos da Instituição.


 

HOSPITAL ESCOLA

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas surgiu da necessidade de um ambiente para o aprendizado prático dos alunos da Faculdade de Medicina.

Até a criação do HE, este aprendizado era feito através de um convênio com a Sociedade Portuguesa de Beneficência, a qual disponibilizava 30 leitos para esta finalidade. Em 1981 este convênio foi alterado e criou-se, ainda dentro de suas dependências, o Hospital Escola, com 117 leitos abrangendo as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Pronto Socorro.

Com o intuito de continuar ascendendo em direção a uma melhor qualidade nos serviços prestados, em 1987 firmou-se um contrato com a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, possibilitando ao HE o alojamento no prédio em que permanece até hoje.

Esta nova instalação trouxe melhorias para o atendimento oferecido, viabilizando projetos e remodelações que continuam sendo executados permanentemente, sempre em busca de um melhor atendimento à população.


 

EXTRACTUS

A Extractus, Farmácia de Manipulação e Cosméticos, fundada em 15 de julho de 2000, tem como objetivo a excelência na qualidade dos produtos e serviços, visando sempre à satisfação e encantamento do cliente bem como tornar as relações com seu público mais humanizadas, através da valorização dos funcionários e a integração com a comunidade.

Fundada como uma alternativa para reduzir custos do Hospital Escola com medicamentos, com o tempo a Extractus cresceu, exigindo uma ampliação proporcional ao tamanho de seus objetivos. Mudou-se para uma sede própria e ampliou os seus serviços e linhas de produtos, reconhecida atualmente pela qualidade dos seus produtos.

Com o intuito de intensificar suas relações junto à comunidade, a Extractus se envolve em ações de cunho social, através da promoção de campanhas e ações orientadas para a prevenção e combate a doenças. Com atendimento personalizado, laboratórios e equipamentos modernos, que permitem produzir medicamentos e cosméticos, oferece serviços com alto padrão de qualidade, visando, através da satisfação, à conquista e fidelização de clientes.

Em junho de 2014, a Extractus foi credenciada com a ISO 9001:2008. Essa certificação define os requisitos mínimos que uma empresa deve atender para poder ter certificado que possui um sistema de gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão.

A farmácia da Fundação de Apoio Universitário tem passado por diversas modificações, destacando-se a preparação para se tornar futuramente uma Farmácia Escola para a UFPel.


RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA

A FAU recebeu a Declaração de Utilidade Pública nos seguintes termos:

» Utilidade Pública Federal, pelo decreto de 28 de agosto de 1997; publicado em Diário Oficial no dia 29/08/1997.

» Utilidade Pública Estadual, conforme processo nº 000732-1200/90.7.

» Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 3.339, no dia 26 de dezembro de 1990.

FILANTROPIA

A Fundação de Apoio Universitário obteve o 1º certificado de Entidade de Fins Filantrópicos no dia 14 de janeiro de 1999, através do processo nº 44006.003965/97-76.

No ano de 2008, foi deferido o pedido de renovação do Certificado de entidade beneficente de assistência social, conforme processo n° 71010.002287/2004-73, Resolução n° 007 de 31 de janeiro de 2008.

Em 2014, a Fundação de Apoio Universitário entrou com recurso administrativo para solicitar o recredenciamento do certificado, estando pendente de decisão.

ENTIDADE SOCIAL

A FAU possui registro na seguinte entidade social:

» Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (STCAS) – processo nº 000135-2100/92.7, na forma da Lei Estadual 6361 de 27/12/1971 e Decreto 34.627 de 08/01/1993.

REGISTRO E CREDENCIAMENTO MEC/MCT

Registro e credenciamento como Fundação de Apoio expedido pelo Ministério da Educação/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na forma da Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e do Decreto nº 7.423, de 31 de dezembro de 2010.

Em 2015, a FAU foi credenciada, pelo período de 02 (dois) anos para atuar como fundação de apoio junto à Universidade Federal de Pelotas – UFPel, conforme Portaria Conjunta do MEC /MCT nº 69, de 04 de novembro de 2015, Processo nº 23000.008728/2015-70, conforme Portaria Conjunta da Secretaria de Educação Superior/MEC e Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento/MCT nº 69, de 04 de novembro de 2015.

Estatuto

Documentos

Relatório de Atividades

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Direção

Diretor-Presidente

Marco Aurélio Romeu Fernandes

Diretora-Secretária

Tânia Lais de Oliveira Brizola

Diretora-Financeira

Graziela de Almeida Jurach

Diretor-Financeiro-Adjunto

Leila Denis Soares

Equipe de Projetos FAU

Secretária Direção

Gisele Piedras Wienke

Recepção

Julice Costa

Assessoria Jurídica

César Augusto Bosenbecker – Assessor Jurídico

Juliany Braga Souza – Secretária

Escritório de Projetos

Graziela de Almeida Jurach – Coordenação/Analista de Projetos

Fernanda Petry de Azevedo – Assistente Administrativo

Fabiane Perez – Auxiliar Administrativo

Departamento de Licitações e Contratos

José Antônio Rodrigues Franco – Coordenação

Eduardo Nobre Medeiros – Assistente Administrativo

Adriela Peter Dornelles – Assistente Administrativo

Fernanda Karow Reichow – Assistente Administrativo

Renan Vilela Contreira – Auxiliar Administrativo

Helena Timm Mulling – Compradora

Paulo Ricardo Alves Oliveira – Coordenador Administrativo

Carmen Lucia Keglis Machado – Auxiliar Administrativo

Departamento Financeiro

Leila Denise Soares – Gerente Financeira

Camila Osório Andrade – Assistente de Controle Administrativo

Vanessa Polnow Bassi – Assistente de Controle Administrativo

Janeti Santos Aguiar – Assistente Administrativo

Marta Elena Soares de Paula – Assistente Administrativo

Eduardo Santos Machado – Assistente Administrativo

Gabriel da Silva Barbosa – Auxiliar Administrativo

Departamento de Contabilidade

Denise Maria Dias Alves – Contadora

Bruna Brum de Oliveira – Assistente Administrativa

Departamento de Prestação de Contas

Mira de Castro Vaz – Coordenação/Supervisora Administrativa

Patrícia Vilar Xavier – Assistente Administrativo